Terminou o ensino médio? E agora o que fazer?

Todos os anos, diversos alunos que concluem o ensino médio ficam com essa dúvida, do que fazer após concluir o ensino médio. O término do ensino médio traz diversas oportunidades e indecisões.

No mesmo período em que precisam tomar algumas decisões importantes nas suas vidas, a insegurança chega, deixando alguns estudantes paralisados. Mas a verdade é que existe um universo de possibilidades para que o aluno escolha.

Caso você não saiba o que fazer após concluir o ensino médio, vamos mostrar neste artigo algumas das diversas possibilidades que você tem para fazer a escolha certa.  

Faça um curso técnico

O curso técnico é um excelente caminho para aquele que deseja ter um diploma sem precisar passar tantos anos estudando, como é o caso da faculdade. É um trajeto menor, porém, é preciso de muito estudo e dedicação.

Nesses cursos, os estudantes são ensinados sobre seus campos de escolhas, por meio de aulas práticas e teóricas. O tempo de curso é menor e pode durar 2 anos no máximo.

Não necessariamente é preciso ter concluído o ensino médio para ingressar em uma instituição técnica, no entanto, é preciso ter o diploma da conclusão do ensino médio para conseguir o diploma técnico. Assim, no mesmo período você pode cursar a escola e fazer o curso.

Preste vestibular

A maioria das pessoas que terminam o ensino médio geralmente prestam vestibular na intenção de fazer alguma faculdade. No entanto, é necessário muito planejamento que envolve a escolha do curso e estudar de modo correto.

Além disso, durante o colegial você pode fazer a prova do Enem para tentar conseguir uma bolsa de estudos em alguma universidade privada.

Quem possui um diploma superior tem maiores oportunidades de conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho tão concorrido de hoje.

Faça um concurso público

Essa é uma excelente escolha para quem termina o ensino médio, entretanto, o número de pessoas que fazem essa escolha ainda é menor em comparação com a da faculdade.

Os concursos públicos é uma ótima oportunidade para quem deseja um emprego estável e salários maiores. No entanto, para conseguir passar na prova é preciso de muito estudo. Assim sendo, uma ótima opção é entrar em algum curso preparatório como, por exemplo, no Estratégia Concursos.

Fazer concurso público depois que terminar o ensino médio é uma alternativa para quem deseja começar a trabalhar o mais rápido possível.

Faça um intercâmbio

Muitos alunos sonham com a possibilidade de fazer intercâmbio assim que terminarem o ensino médio, porém, a parcela de alunos que conseguem esse feito é muita pequena. Caso você tenha essa chance, não jogue fora!

O intercâmbio é como se você passasse suas férias em outro país, mas aprendendo. Além disso, você poderá conhecer novas pessoas e novas culturas, o que aumenta ainda mais o leque de oportunidades. É importante lembrar que qualquer curso ou trabalho que você faça no exterior, valoriza ainda mais o seu currículo.

Faça cursos livres

Você também pode fazer cursos livres após terminar o colegial. Aproveite para se aprimorar em um determinado curso que você já tenha em mente.

Por exemplo, você pode fazer um curso de fotografia, caso sua intenção seja cursar uma faculdade para publicidade. Assim, será mais fácil para você na hora de ingressar no ensino superior.

 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email